Alfabetização e Letramento

Objetivo

A cultura da escrita colaborou para o desenvolvimento de diversas metodologias de alfabetização, que são utilizadas por diferentes povos dos mais diversos idiomas. Pelo ensino a distância você poderá fazer o curso de Alfabetização e Letramento, que abrirá novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer e desenvolver técnicas de alfabetização, através da abordagem de temas como a escrita na vida moderna, a leitura no espaço social, a produção do texto escrito, entre outros assuntos relevantes. Neste curso online você pode estudar em casa por um material de qualidade, obter o seu certificado e uma melhor colocação profissional em pouco tempo.

Conteúdo Programático

Letramento no Brasil

:: A Sociedade de cultura escrita

:: Letramento: novas realidades, novos conceitos

:: A escrita na vida moderna

:: Letramento e alfabetismo

:: Pedagogia do letramento e da alfabetização

:: Leitura no espaço social

:: Leitura, escrita e subjetividade

:: Ler e escrever para estudar

:: Informação e conhecimento

:: Pedagogia da leitura e da escrita

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização

:: Desenvolvimento histórico do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita

:: Concepção de letramento

:: A língua escrita na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental

:: Aprendizado da língua escrita e desenvolvimento do pensamento da criança

:: Textualidade, código e meios de produção da escrita

:: As quatro práticas da alfabetização

:: Leitura e interpretação

:: A prática da produção de textos

:: Produção do texto escrito

:: Prática da análise linguística

:: Prática de reescrita do texto

:: Sistematização para o domínio do código

:: Procedimentos pedagógicos para sistematização do domínio do código

:: Reescrita do texto com o objetivo de sistematização do domínio do código

:: Avaliação no ensino da língua escrita

Autores

Luiz Percival Leme Britto

– Doutor em Linguística – UNICAMP;

– Mestre em Linguística – UNICAMP;

– Graduado em Letras – UNICAMP.

Maria Auxiliadora Cavazotti

– Doutora em Educação – História e Filosofia da Educação – PUC/SP;

– Mestre em História e Filosofia da Educação – PUC/SP;

– Graduada em Pedagogia – UFPR; Graduação em Filosofia – UFPR.

Mídias Sociais